Como eu me desestresso depois de um dia cheio

Desde 2014, quando entrei na faculdade e passei a vislumbrar mais de perto esse “mundo dos adultos”, minha rotina foi ficando cada vez mais agitada. Entre faculdade, estágio, curso de línguas, exercícios e vida social, tudo ficou corrido e sufocante e se eu não parasse para tentar ter algum momento para mim, com certeza eu teria enlouquecido por completo.

Apesar das minhas tendências workaholics e de gostar de ter uma rotina com vários afazeres, eu gosto de encontrar um momento nos meus intervalos ou mesmo quando chego em casa depois de um dia difícil, para me desligar de tudo e respirar um pouco. É preciso reconhecer o poder que uma pausa e um bom detox têm para ajudar a melhorar o humor, a mente e a percepção sobre as coisas.

Eu acredito que, quando nossa saúde mental está em jogo, tudo pode esperar. Gosto de respeitar o meu corpo, física e mentalmente. Claro que às vezes existem coisas que não podem ser deixadas para mais tarde, mas sempre que podem, eu faço alguma dessas sete coisas aí embaixo que me ajudam (e muito!) a melhorar o meu dia, me relaxar e me preparar para outros desafios.

  • FAZER UM SPA DAY

Fazer um spa day é sempre uma boa ideia. Pelo menos para mim, uma vez na semana, faça chuva ou sol, um dia de spa é sagrado na minha rotina. Vai muito do meu feeling de quando eu mais preciso me sentir renovada. Cuido desde o cabelo até os pés. Limpo, esfolio, depilo e hidrato cada pedacinho do meu corpo, escutando música ou vendo vídeos no YouTube. E é durante o processo que acontece a mágica: as energias negativas vão todas embora, eu me sinto mais leve, limpa (por dentro e por fora) e pronta para outra. Um pouco de cuidado com você nunca é demais.

  • ASSISTIR UM FILME QUE DEIXA UM QUENTINHO NO CORAÇÃO

Sabe aqueles filmes favoritos que você já assistiu zilhões de vezes mas não se cansa nunca? Eu tenho vários deles, alguns ainda mais especiais, que deixam essa sensação aí de cima: um quentinho no coração. E não tem regras para isso, tanto faz serem comédias, quanto dramas ou ação ou o que for. No meu caso, romances como Ela, Educação, Antes do Amanhecer e Orgulho e Preconceito são profissionais em me deixar aconchegada e muito, mas muito mais feliz. É praticamente uma terapia.

  • FALAR SOBRE

Falando em terapia, falar sobre o meu dia ou sobre algo que me incomodou me ajuda muito a abstrair e me sentir mais aliviada. Colocar os problemas para fora nos faz refletir sobre eles, racionalizar seus motivos e encontrar soluções mais facilmente do que se nós deixássemos eles lá, mofando dentro da gente. Qualquer pessoa de confiança pode te ajudar nesse momento, mas você sempre pode procurar um profissional se achar que precisa. No meu caso, minha mãe é quem escuta todas as minhas aflições diárias e quem me dá os melhores conselhos desde sempre, mas também faz um mês que frequento terapia e foi uma das melhores coisas que eu resolvi fazer. Eu realmente recomendo.

  • ASSISTIR ALEATORIEDADES NO YOUTUBE

Às vezes tudo o que eu quero é uma distração que não envolva muito esforço intelectual e nesses momentos o YouTube é o meu melhor amigo. Mesmo que o conteúdo não seja lá dos melhores, o negócio é se distrair e esquecer um pouco da vida. Gosto de assistir vídeos sobre moda, beleza, minimalismo, decoração, organização e por aí vai, eu só clico no app, escolho o que assistir e vou comer/arrumar a bolsa/tomar banho/etc. É fácil, prático e eficiente. Por que chegar em casa e ficar remoendo os estresses do dia ninguém merece.

  • ESCUTAR MÚSICA

Um dos meus truques preferidos é esse e acredito que muita gente concorde comigo. Me desliga totalmente do mundo e dá para fazer já dentro do ônibus enquanto vou para casa, começando o detox antecipado. Geralmente prefiro músicas mais “alegrinhas” para isso, porque levanta o meu astral na hora. Nada de coisa melancólica enquanto estou tentando desestressar.

  • LIMPAR E ORGANIZAR MEU QUARTO

Talvez aqui a maioria já não concorde tanto, mas limpar e organizar o meu quarto é como fazer um lifting cerebral. Meu humor melhora, me sinto mais relaxada e tranquila e muito mais motivada a seguir minha rotina e fazer coisas novas. Além de substituir um ambiente bagunçado, que não inspira ninguém, por um totalmente harmonioso e confortável, me desestresso e me distraio totalmente do mundo ao redor. E se for vendo vídeos no Youtube ou escutando música fica mais legal ainda.

  • COMER ALGUMA COISA GOSTOSA

Frequentemente, depois de um dia muito cheio no estágio ou na faculdade passo na padaria/supermercado/café e compro algo gostoso para comer. Isso é algo que foge muito da minha rotina, não sou a maior das gastadeiras com comida, mas o fato de sair do meu percurso e comer alguma coisa que envolva chocolate já deixa o meu dia mais feliz. É um momento bastante único e especial. Uma pontinha de alegria e doçura que deixa o sorriso mais fácil e o coração mais leve.

Crystal Ribeiro

Deixe um comentário

